quarta-feira, 22 de julho de 2015

DIY-corante comestivel caseiro

Bom dia pessoal como estão?
Que tal fazer uns biscoitos,bolos e pães todos coloridos e o melhor com corante natural,feito por você?

Como fazer corantes alimentícios em casa


Érealmente difícil não se apaixonar por um cupcake com cobertura azul ou então um bolo decorado com flores, frutas e bonecos cheios de cores vibrantes. No entanto, muitas pessoas evitam consumir corantes alimentícios por conta de restrições, como alergia e dieta vegana (já que parte dos produtos do mercado contêm traços de exploração animal).
Para não morrer de vontade de sair colorindo suas receitas por aí, a alternativa é recriar as colorações artificiais de um modo bem natural em casa. Praticamente todas as tonalidades podem ser obtidas, até mesmo o controverso azul. Você já encontrou alguma comida na natureza que tenha essa cor originalmente? Pois é, nem blueberry é azul (no caso, roxo).

Vermelho/rosa

Thinkstock/Getty Images
A melhor das opções é usar um vegetal bem conhecido da sua rotina: a beterraba. A cor é tão intensa que só de cortá-la você fica com as mãos tingidas! É bem fácil de fazer: basta preparar um suco de beterraba e levá-lo ao fogo baixo até reduzir pela metade. Assim ele fica bem concentrado! Ou ainda dá para usar sucos de frutas vermelhas.
É possível para fazer o famoso red velvet com o suco. A concentração vermelha fica com um tom levemente rosado, mas reage com o marrom do cacau e equilibra as cores.

Verde

Praticamente tudo o que tiver uma corzinha verde, famosa do suco detox, por exemplo, pode para ser aproveitado. Uma das folhas mais comuns dessa escolha é o espinafre, que dificilmente saboriza o ingrediente e colore bem. Sabe aquela massa verde que você adora pedir? Então, é o suco do espinafre ali!

Amarelo

Thinkstock/Getty Images
Entre usar uma opção líquida ou em pó temos açafrão, cúrcuma ou suco de manga. Ambos são bem coloridos, mas vale ficar atenta na quantidade colocada (se você não quiser que seu bolo tenha gosto de manga, melhor maneirar).

Laranja

Aqui é possível misturar amarelo com vermelho, digamos suco de beterraba com o de manga, e chegar ao laranja. Ou então optar por um suco de cenoura, que é docinho e não tem um sabor tão marcante assim.

Marrom

Chocolate ou cacau em pó e café são ótimas escolhas para colorir e saborizar. A canela também tem o tom bem próximo e vai deixar um aroma especial.

Azul

Pode parecer impossível chegar no azul sem que nada tenha exatamente essa cor, mas não é. O segredo é usar repolho roxo (sim, roxo) e cozinhá-lo até sobrar um caldo escuro, bem concentrado. Então adicione um pouco, como 1 colher (café) de bicarbonato de sódio. A reação química entre os dois transforma o líquido roxo em azul! Só cuidado para não adicionar demais e alterar a química da sua receita depois.

Roxo


Sabe o tal do blueberry (ou mirtilo)? Ele parece azul/preto, mas na verdade a cor do seu suco é bem mais para o roxo. Se não quiser fazer o corante de repolho, aposte na frutinha, que também tem um sabor mais doce.
O único porém nisso tudo é que mesmo a cor mais vibrante dos alimentos não é tão poderosa quanto os artificiais. E se usar muito, vai acrescentar junto o sabor que você estiver usando. Lembre-se de combinar bem as escolhas.
Sabe aquelas aulas de arte da escola que você perdia enquanto desenhava qualquer coisa no seu caderno? Agora elas seriam bem úteis: você pode criar praticamente qualquer cor fazendo as combinações. Azul + amarelo = verde, vermelho + azul = roxo etc. Partindo das cores primárias e secundárias, dá para chegar em outros tons
Gostaram,então compartilhem,conheçam nosso canal e se inscrevam para nos ajudar,retribuiremos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário